Criatório 22

O "Haras 22" é um criatório de cavalos Mangalarga Marchador situado na Fazenda Santa Apolônia, município de Veríssimo, MG, a 75KM de Uberaba e 80KM de Uberlândia. Fazenda destinada à pecuária quase que exclusivamente, mas que por prazer dos proprietários abriga a crição de cavalos. 

A criação teve inicio em 1976, quando as primeiras éguas foram recebidas de presente do padrinho Dr. José Humberto Rodrigues da Cunha, oriundas de criatórios Mangalarga da familia Junqueira, e outras de alguns remates da época, e foram registradas ainda livro aberto na ABCCMM.

Após alguns anos de criação, na década de 90 decidimos introduzir a linhagem 53 à tropa, por orientação do técnico e amigo Antonio Basílio. Cobrimos inicialmente 10 éguas com o garanhão 53, Evento do Guega. Pouco tempo depois, fizemos uma parceria com Sergio Fafanoff (Guega), e recebemos 14 éguas 53, além do garanhão Barã 53, para alguns anos de cruzamentos. Adquirimos também o garanhão, na época potro, Quati do Guega do amigo Clarete Zandonaide (HZ), e também éguas da linhagem São Francisco de Uberaba e algumas filhas do Marel Pintanga.

Formamos assim uma base de éguas e garanhões descendentes das linhagens 53, SP, CJ e São Francisco de Uberaba, que através do trabalho de seleção e manejo, buscamos o melhoramento das qualidades zootecnicas, selecionando animais com boa estrutura de tronco e regiões de sela, bons membros e aprumos, boa cobertura muscular e estrutura óssea, rústicos e de boa índole, e acima de tudo, marchadores natos.